segunda-feira, 14 de junho de 2010

DESENVOLVIMENTO DA TEORIA CONTÁBIL


A contabilidade ganhou muitos adeptos e floresceu na Itália, através dos grandes pensadores e a partir de então, foi se desenvolvendo durante os tempos. Por isso muitas vezes dizemos que a Itália é o berço da contabilidade.


A contabilidade no final do século XV sofreu um processo de estagnação, isso se deu principalmente por causa da descoberta das Américas que terminou delimitando novos caminhos e horizontes para o comércio. E como sabemos veia a Revolução Industrial, os Estados Unidos apareceu como um país emergente e se transformou num referencial em contabilidade até os dias de hoje. E em virtude desse desenvolvimento o sistema contábil passou a atender as empresas industriais que perpetuou no nosso mundo.


Um dos males básicos em contabilidade e que muito tem retardado o avanço de nosso conhecimento que tem sido a supervalorização que se deu e dá ao registro e a informação.


A técnica contábil, no século XVI, chegou ao Brasil através de Portugal e depois da Espanha.

Em seguida a Revolução Industrial e a formação das empresas de Sociedades Anônimas a contabilidade sentia a necessidade de ter alguém que olhassem para elas, foi então que começou a surgir à profissão contábil através das associações.


Foi então que os Estados Unidos despontou como uma das grandes nações que tratam da contabilidade, e com seus órgãos e normas estabelecidas se fortaleceram e fez do país um grande referencial para o mundo.


A crise da Bolsa de Valores de New York, desencadeou uma série de processos que de certa forma serviu para consolidar as práticas contábeis, depois da queda, o mercado financeiro criticou severamente os contadores, graças ao AIA ( Instituto Americano de Contadores) foi criado uma comissão especial que em conjunto com as Bolsas de Valores impulseram segundo Hendriken e Breda (1999) ?... a partir de 1 de julho de 1933, 89 anos após a introdução do dispositivo semelhante na Grã-Bretanha, todas as empresas que solicitassem registro na bolsa fornecessem demonstração financeiras acompanhadas de pareceres de auditores?.

A partir de então, a contabilidade, pode ser vista com outros olhos, e aceita perante uma economia que estava sendo constituída.


Surgiu o questionamento com relação à contabilidade, as empresas buscando a todo o momento o lucro e cada vez mais se sentia a necessidade da formação dos princípios contábeis para fortalecer os contadores e que pudessem melhor orientar as empresas.


A cada período que passava ou Era que chegavam os órgãos se fortalecia e ganhavam destaque, foi assim que se deu o processo de padronização e normatização contábil.


Na verdade a contabilidade tomou corpo e ganhou um certo prestígio dentro das empresas quando conseguiu elencar, ou seja, enunciar seus postulados e princípios contábeis.


A contabilidade no Brasil tem muita base dos americanos através de seus órgãos regulamentadores tais como: o FASB (Conselho de Padrões de Contabilidade Financeira), USGAAP (Princípios Contábeis Geralmente Aceitos nos Estados Unidos), AAA (Associação Americana dos Contadores), entre outros.


A linha de pensamento americano passou adotar como modelo principal de sua contabilidade a sua geração de informações para tomada de decisões de seus usuários.


O FASB passou a evidenciar e traçar cada vez mais os padrões contábeis, sempre procurando fornecer informações que seja útil para seus usuários.


Percebe-se que o grau de avanço da contabilidade esta intimamente ligado ao desenvolvimento econômico no mundo.


Com o passar do tempo, a contabilidade foi se desenvolvendo e existe até hoje grupo de pessoas que crítica a contabilidade por uma série de razões como, por exemplo: os custos deveriam ser analisados sob o ponto de vista da oportunidade e não como histórico; busca-se se fundamentar em fatos passados e não em uma projeção futura; a informação muitas vezes se torna irrelevante.


Texto escrito por: Wenner Glaucio Lopes Lucena, Professor da UFPB, Mestre em Contabilidade pela UnB, autor de vários artigos nacionais e internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário