segunda-feira, 17 de maio de 2010

A TEORIA CONTÁBIL E A CONTABILIDADE

A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, representando-a de forma sistemática para servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os seus potenciais usuários.

Dentro deste contexto, estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil.

Sem o embasamento teórico, a contabilidade perderia seu foco, principalmente porque as demonstrações contábeis não atenderiam a padrões, tanto dos usuários quanto das normas contábeis.

No Brasil, a estrutura da teoria contábil é definida por órgãos regulamentadores, como o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e o CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) é o órgão responsável por buscar a convergência da contabilidade brasileira às normas internacionais. Foi criado pela Resolução CFC 1.055/05, sendo que fazem parte deste comitê várias entidades brasileiras como: Bovespa, Ibracon e Fipecafi, além do próprio Conselho Federal de Contabilidade.

As Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC´s) têm por objetivo estabelecer regras de conduta profissional e procedimentos técnicos, em consonância com os Princípios Fundamentais de Contabilidade.

A Teoria Contábil é de fundamental importância para mostrar que o objetivo principal desta área do conhecimento é o de fornecer aos diversos interessados informações de natureza financeira, econômica e física acerca da gestão de um patrimônio, de forma a permitir-lhes uma avaliação da situação da entidade e, dessa forma, possibilitando-lhes elaborar inferências sobre suas tendências futuras. O intuito da Teoria é formar profissionais que sejam capazes de planejar, organizar e gerenciar sistemas de informações contábeis como suporte ao processo de tomada de decisões por parte de quaisquer usuários interessados na gestão de um patrimônio, principalmente usuários internos (gestores). A Teoria da Contabilidade fornece o suporte para que a Contabilidade exerça o seu papel como um sistema de informação e avaliação, por intermédio da elaboração e fornecimento de demonstrações contábeis corretas, relevantes e reveladoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário